Sobre o Vereador

Juliano Lopes é natural de Contagem, casado e pai de duas filhas e ex-árbitro de futebol pela Federação Mineira de Futebol (FMF). Formado em Educação Física, com pós graduação em Gestão Pública em Projetos Sociais e Ambientais, Juliano Lopes é o criador do Projeto Academia Móvel, que reúne pessoas nas praças de Belo Horizonte para realizarem exercícios físicos, auxiliando a saúde e a sociabilidade.

Vereador em Belo Horizonte, foi eleito em 2012 com 7.907 votos. Em 2016, sua reeleição contou com 7.714 votos. Apesar de ter baixado sua votação, subiu de 14º para 12º vereador mais votado na capital mineira. Atualmente é o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) e membro da Comissão de Meio Ambiente e Políticas Urbanas da Casa. Também faz parte do Conselho de Municipal de Meio Ambiente (Comam), entre outras ações.

Dentre os inúmeros Projetos de Lei (PLs) apresentados à CMBH, destacam-se a Gratuidade para Gestantes no Transporte Público, Criação do Parque Regional Oeste, Área Preferencial para Motos nas Grandes Avenidas e Criação de Bibliotecas Públicas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAs).

Há Leis que entraram em vigor em Belo Horizonte, baseadas em PLs do vereador, como: Lei 10.946/16, que obriga todas as escolas a terem professores de Educação Física com Licenciatura na área para o primeiro e segundo ciclos. A Lei das Águas Cinzas 10.840/15 faz com que prédios e empresas reutilizem as águas da pia, chuveiro, máquina de lavar, dentre outras, para minimizar os impactos ao meio ambiente.

O mosquito Aedes aegypti é a origem do maior problema de saúde pública atualmente. Em Belo Horizonte, apresentei Projeto de Lei 781/2013, que obriga o Município a fazer o controle e erradicação deste mal, cujo objetivo será o combate aos focos da dengue em obras da construção civil de modo geral.

Juliano Lopes começa seu segundo mandato em 2017, atuando especialmente nas áreas de saúde e esporte, na fiscalização de centros de saúde, UPAs e hospitais da capital e no incentivo aos esportes amadores. O parlamentar defende ainda a educação pública de qualidade, por meio da fiscalização das Umeis e escolas de ensino fundamental.